Posicionamento sobre a MP 746
Uma luta de imposição de ideias à sociedade em vez de diálogo sobre como melhorar as coisas, é uma luta meramente sectarista e antidialética.Não podemos responder a falta de diálogo com falta de diálogo, muito pelo contrário, lutar para que ela seja possível.
Se déssemos ouvidos aos questionadores das cotas sociais/raciais sobre a boa aplicabilidade da lei, não teríamos estudantes anteriormente excluídos, nas universidades.
Se déssemos ouvidos aos questionadores sobre a aplicabilidade da Bolsa Escola e Bolsa Família, não haveria diminuição da miséria.
Se déssemos ouvidos aos questionadores da lei seca sobre a sua aplicabilidade, não teríamos redução de acidentes e mortes nas estradas.
Se déssemos ouvidos aos questionadores da CLT (que a propósito é de governo golpista que só foi resguardado de críticas da velha esquerda por ser populista) sobre a burocrática aplicabilidade dela, não teríamos todos os direitos que [ainda] temos no contrato de trabalho.
É retrocesso dar ouvidos, sem crítica alguma, a quem questiona a aplicação de leis. Devemos lutar é para que as leis sejam bem aplicadas, e dialogar sobre elas.
Tentar derrubar uma possibilidade de reforma no ensino, em vez de aproveitar o impacto político que teve para discuti-la com a emergência necessária: Isso sim é retrocesso na educação.Não à PEC 241 (55, no Senado), mas SIM à MP 746.
Defendo sua aprovação e:
- a aprovação das propostas de emendas à ela que forem boas para a sociedade;
- uma discussão firme nesses quatro meses / nos tempos seguintes / e no tempo de vigência para aprimoramento contínuo;
- o diálogo com os estudantes, que infelizmente alguns recebem apenas a opinião de professores que são contra a MP (e sabemos que no nosso sistema de ensino retrógrado cujo protagonista é o professor, o estudante se sente intimidado a questioná-lo);
- e abraçaria qualquer luta pela sua boa aplicação.
Não defendo, não ‘abraço’ e me recuso a abraçar, qualquer luta definitivamente contra a MP que deseje seu fracasso e consequentemente o fracasso do ensino por mais x anos.
Falo enquanto indivíduo. Minha posição não necessariamente reflete a de qualquer grupo ou comunidade que eu pertença ou represente.
AmGleison©