Amor é Entrega #insta
Se irmos atrás da etimologia da palavra "amor" nos textos bíblicos, encontramos duas origens muito interessantes.
No grego antigo, temos o Ágape. Uma possibilidade de origem etimológica é "aga-pa", que significa "proteger grandemente". Temos aí que amar é uma ação: o ato de proteger, de guardar, de forma intensa algo ou alguém. Quem ama, cuida.
No hebraico temos "ahavah". O ahavah tem origem em "dar, entregar, oferecer". O amor hebraico também não é um sentimento, é uma ação, ele requer ser uma entrega e requer ser entregado. Nessa lógica, aquele que diz que ama mas não entrega, não ama realmente. Há estudiosos que dizem que é o ahavah que mais pesou no uso do ágape pelos judeus que falavam grego e o uso do mesmo também na tradução da bíblia hebraica para o grego, pois as duas palavras tinham uma leve semelhança de pronúncia. De qualquer maneira, considerando que o conceito hebraico certamente influenciou no conceito judaico-cristão, Amar para a cultura e o texto bíblico é uma ação.
Na cruz, a ação foi muito clara: Jesus entregou sua própria vida. E não foi um ato vazio de rito sacrificial: ele viveu toda sua vida em favor do próximo, do oprimido e marginalizado. E foi por isso, que morreu. Foi uma entrega de vida, uma entrega de missão, uma oferta de esperança àqueles a quem era negado ser oferecido qualquer coisa.
E esse amor como ato e não como sentimento que o Evangelho, que Jesus, que a Páscoa, pede de todos cristãos. Jesus pediu aos seus seguidores: "Amem uns aos outros, como eu também vos amei". Assim como ele ofereceu o que podia para que vivêssemos, devemos também. O Bom Samaritano não amou o marginalizado ferido quando sentiu compaixão, ele amou quando se aproximou dele e o ofereceu ajuda para que vivesse.
Já em português, o nosso amor em latim deriva da palavra "mãe". A relação maternal também é um ato de entrega em favor da vida de outro.
Nessa páscoa, reflita: o que você tem oferecido a quem você quer que viva bem?
Com essa mensagem desejo Feliz Páscoa.
Entreguem e se entreguem.
Amem e se amem.