Estudar: Decorar ou aprender?

    O que acontece com as escolas é que não há ensino, há memorização. E desde sempre isso acontece, o sistema não mudou. E é isso que é considerado estudar nas escolas (maioria): Decorar. Quando algo é decorado e não aprendido, é facilmente esquecido. O que se aprende é dificilmente afetado até mesmo em doenças da memória.
    O que se aprende, não se esquece. O que se decora sim. Por isso não decoro livros, caderno, ou o dicionário. Se eu leio, é para aprender, não para decorar respostas de prova.
Quando eu ser professor, serei de matemática, e meu objetivo é fazer com que os alunos aprendem e goste dessa disciplina. Meu método será o de aula aplicada de forma interdisciplinar e significativa, isto é, aplicarei a matemática no cotidiano dos alunos. Levarei-os na sala de vídeo, informática, para fora da sala de aula, muitas vezes, até mesmo no cinema! Porque a matemática está em todo lugar... Mas vai perguntar para um aluno, até mesmo do ensino médio, aonde irá utilizar equações, por exemplo. A maioria irá responder: Não sei, nos vestibulares? Isso por acaso está ensinando de verdade? Será útil para o aluno no futuro? Por isso é importante o aprendizado com significância, o que pode incluir mas vai além de uma simples decoração de fórmulas.

Postagens mais visitadas deste blog