Diga NÃO à redução da maioridade penal

Mesmo sendo contra este governo, sou totalmente contra redução da maioridade penal.
Segundo a ONU, o melhor a fazer é criar um órgão de justiça específico para menores. E ela está certa, pois reduzir não adianta NADA.

O mundo do crime é esperto e "atrativo": Reduzindo a menoridade, os menores de 16 serão em números maiores, na criminalidade. Reduzir a maioridade se torna algo inviável, que nunca terá fim, ou melhor, o fim será como em alguns países cuja maioridade é para 7 (sete) anos.
Se o crime é atrativo, o que se deve fazer? Uma educação mais atrativa, uma cultura mais atrativa, esportes mais atrativos, lazer mais atrativo! A solução está na luta contra o crime, e não em aumentar os criminosos.

No entanto, esse segundo ponto da imagem abaixo: "O adolescente que comete ato infracional já é responsabilizado com medidas socioeducativas", não é fato.
Não é o que vemos quando ligamos a TV, ou quando lemos um jornal.
Os menores não estão sendo disciplinados (não posso dizer "punidos", pois punidos já o são suficientemente com o preconceito da sociedade, e não é a solução para tal) como devem ser.
Uma forma de disciplina, é obrigar esses menores a trabalhar (para o governo, com devidas instituições, governamentais ou não, que se disponham a incluir estes jovens) e/ou a estudar (ensino profissionalizante de qualidade).

Quando é preso como qualquer outro, o menor se envolve com criminosos de "experiência", pode se envolver com [ainda mais] drogas, e piorar seu estado.
Se as prisões não disciplinam (apenas punem... ou não, já que o salário recebido pelo prisoneiro é maior que de muito trabalhador) nem mesmo os velhos que tem idade suficiente para saber o que é bom e não, o que é crime e não, quanto mais os [que hoje] são menores. Se nosso sistema carcerário tem a contraditória capacidade de aumentar o crime em vez de formar cidadãos fora dele, quanto mais fará aos adolescentes.

Ao mesmo tempo que o governo dá oportunidades mais atrativas do que o crime, e disciplina o jovem para construir um futuro melhor, é totalmente necessário haver punição (para maiores o termo se adequa) mais rigorosa para os maiores de 18 anos que façam "uso" de menores no crime.

Inocentes? Eu não diria que maiores de 16 sejam inocentes. No entanto, não foi com 16 anos que entraram no crime, entraram no crime quando eram adolescentes imaturos, que não tendo boa qualidade de vida a procuraram no pior estilo de vida que poderiam ter. Serem punidos pelo que a vida já os pune não é a melhor solução.
Uma boa ideia, é a da redução condicional, isto é, apenas para crimes hediondos.

Resultado de imagem
Imagem: Página de Dilma Roussef, Facebook

AmGleison©

Postagens mais visitadas deste blog